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Thursday, April 1, 2010
Dicas, Nesta sessão você encontra diversas dicas sobre trilhas, enduros, pilotagem, equipamentos e motos. Frenagem
Em linha reta e em alta velocidade, a melhor maneira de diminuir a velocidade rapidamente é se mantendo em pé na moto, com o corpo inclinado para trás. O uso do freio dianteiro deve ser progressivo, ou seja, você deve começar a pressioná-lo levemente e ir apertando aos poucos. Nunca fique dando "trancos" no freio, não ajuda em nada. O freio traseiro deve ser usado levemente, para ajudar na desaceleração.
Numa entrada de curva, o freio traseiro será travado para provocar uma derrapagem.
Outra dica importante é observar o terreno sobre o qual vc freia, isso pra se ter uma idéia do quanto vc pode frear sem cair e do quanto utilizar de cada freio. Em descidas com o chão cheio de pedras,por exemplo, use mais o freio traseiro, frear a dianteira é tombo certo.
Labels: Frenagem
Tuesday, March 30, 2010
AIR BAG Em uma colisão frontal, o motorista e os passageiros de um carro são arremessados para a frente e podem se ferir gravemente ao se chocarem com o volante, o painel ou o pára-brisa. Os air bags, ou almofadas infláveis, protegem as pessoas nos casos de acidente: ejetados do volante ou do painel, se enchem de nitrogênio instantaneamente. O sistema de air bag é formado por sensores eletrônicos, um inflator para produzir nitrogênio e a almofada em si. Os sensores são programados para ignorar as colisões a menos de 16 a 22 km/h. Em um choque forte, a almofada se infla por completo em 1/20 de segundo. Para as pessoas poderem sair, a almofada se esvazia assim que absorve o impacto. Os air bags podem salvar vidas, mas apenas em colisões frontais, sem substituir os cintos de segurança e as ombreiras. Ao receber os sinais do sensor de colisão, um gerador e calor inflama substâncias químicas para produzir o nitrogênio, que infla o air bag. Completamente cheio, o air bag absorve o impacto inicial do corpo do motorista, quando este é lançado para a frente. Tendo protegido o corpo do motorista, o air bag se esvazia, suavizando o impacto. Dois orifícios na parte traseira da almofada deixam escapar o gás. Fonte: br.geocities.com
Labels: AIR BAG, como funciona
Sunday, March 28, 2010
inspeção veicular Prepare seu carro A inspeção veicular será feita novamente agora em 2010. E é normal os motoristas terem algumas duvidas: será que meu carro passará nos testes? Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), cerca de 30% dos veículos seriam reprovados. Saiba como preparar o seu carro para esta fiscalização, evitando problemas futuros. 1) Antes de qualquer coisa, caso não tenho um mecânico, faça uma pesquisa entre os seus amigos e parentes para encontrar alguém de confiança para fazer uma revisão no seu carro; Pode-se fazer somente a troca das pastilhas de freio, mas é recomendado que seja feita esta troca junto com o disco, pois com a proibição do amianto na composição da mesma, passou-se a utilizar elementos metálicos que aceleram o desgaste do disco.Passos
2) Verifique os discos e as pastilhas de freio, pois existe uma espessura mínima autorizada até chegar a hora da troca;
3) Troque o filtro de óleo e o óleo na quilometragem correta, pois é ele que lubrifica, resfria e, principalmente, limpa o motor graças a sua função detergente;
4) O amortecedor é responsável por manter os pneus em contato com o solo e garantir a estabilidade do veículo, por isso não deixe de verificar se estão em bom estado;
5) Outro item de importância são os pneus, que precisam estar em condições de segurança e com as ranhuras, ou seja, os cortes desenhados, com uma profundidade adequada para o escoamento de água.Importante
Regulamentação - são de formato circular (exceto a de PARE e DÊ a PREFERÊNCIA) com fundo branco, letras e símbolos na cor preta e orla (borda) na cor vermelha, assim como uma tarja que corta a placa, na cor vermelha, indica proibição. Essas placas regulamentam o uso da via, definindo suas proibições, permissões, restrições, devendo ser obedecidas pelos condutores e pedestres, sob pena de cometerem infração de trânsito. Ex: placa de proibido estacionar. São de formato retangular (grande maioria), com o fundo na cor amarela e letras e símbolos na cor preta, orla externa amarela e interna preta. Como o nome já diz, essas placas têm a função de alertar, orientar e advertir o condutor sobre uma situação que ele vai encontrar mais a frente, normalmente situações em que deva ter mais atenção e cuidado. A não obediência dessas placas não implicam em infração de trânsito, mas no caso de um acidente, por exemplo, a sua não obediência pode transformar-se em agravante. Essas placas possuem diversos formatos e cores, mas todas tem a finalidade de indicar, orientar e dar localização ao condutor. Indicam o caminho a ser tomado para um determinado destino, a kilometragem a ser percorrida, a kilometragem da via naquele local, proximidade de cidades, praias, restaurantes e postos de gasolina, o nome ou prefixo da rodovia, etc.1) As placas de sinalização classificam-se em:
Dê a preferência
Pare
Velocidade máxima
Sentido proibido
Proibido virar a esquerda
Sentido obrigatório
Siga em frente
Proibido ultrapassarAdvertência
curva acentuada a esquerda
curva a esquerda
curva a direita
curva acentuada em "S" a esquerda
curva em "S" a direitaIndicação
Área de Estacionamento
Serviço Telefônico
Serviço Mecânico
Abastecimento
Labels: Sinais de transito